terça-feira, 24 de novembro de 2009

Dos multibancos falantes

Se há uma coisa que me faz confusão são multibancos que acham que devem falar. É assim, eu acredito que o facto de eles darem instruções até impede que muita gente distraída veja o seu cartão comido pela máquina, por tê-lo deixado lá demasiado tempo. Mas há coisas no fantástico mundo dos multibancos falantes que me irritam.
Uma pessoa que é apanhada desprevenida por uma destas criaturas apanha sempre um susto do caraças. Porque estamos lá descansados a levantar dinheiro, ou a pagar contas, ou o raio que seja, e a máquina, que nós inocentemente achávamos que ia ignorar-nos como é hábito, manda-nos um berro a dizer para retirar o cartão. E, claro, uma pessoa dá um pulo, em frente às outras dez pessoas que estão na fila, que ficam a olhar-nos como se fossemos otários.
Porque sim, todos os multibancos falantes gritam em vez de falar. Aquilo só tem um volume e é, invariavelmente, muito alto. Suponho que seja para o caso de um velhote com problemas de audição, e faz sentido. Mas convenhamos que é um pedacinho desagradável ter uma máquina a gritar connosco, especialmente quando são oito da manhã.
E só mais uma coisa, devia haver algum controlo do horário desses multibancos que falam. Tudo bem que falem às quatro da tarde, quando há multidões e polícias na rua, agora às quatro da manhã a história é outra. Porque estar sozinho de madrugada a levantar dinheiro e de repente a máquina mandar um berro de "RETIRE O SEU DINHEIRO" manda mais estrondo do que andar com um post-it escrito "Assaltem-me!" na testa.

1 comentário:

Anónimo disse...

As ATM estão preparadas para pessoas com problemas visuais. é por isso que elas falam.

Não podemos pensar que o mundo é feito só para quem vê.