sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Das viagens da Easy Jet

Não devia dizer mal de viagens baratas, especialmente quando preciso delas quase dia sim dia não, mas não resisto, a Easy Jet irrita-me mais profundamente do que é suportável.
Aquilo não é uma companhia aérea, é um grupo de ciganos que, por coincidência, sabem pilotar aviões. Verdade que as viagens custam vinte tostões, mas os desgraçados roubam dinheiro com tanta pinta que só lhes faltava cobrar pela quantidade de ar respirado (dêem-lhes tempo e talvez mesmo isso cobrem). É que não lhes bastava cobrar taxas extra por tudo e mais alguma coisa, como ainda tentam vender toda a porcaria possível e imaginária. Sandes, águas, bolachas, tudo tão caro como se fosse feito de ouro, mas até aqui nada fora do comum. Além da disso tem um daqueles catálogos à lá D-Mail ou televendas, cheio de invenções que não lembram ao diabo, como o despertador que pode ser atirado à parede - para pessoas com mau despertar - e o arrefecedor de bebidas que se liga via USB. Ainda assim não é nada de muito estranho, é só o upgrade das outras companhias aéreas que vendem perfumes e peluches (que, como é obvio, a Easy Jet também vende, com a vantagem que os peluches deles têm direito a vários fatos, também disponíveis para venda).
Mas a Easy Jet foi um passo mais longe e decidiu vender raspar... Raspas, pelo amor de Deus, é o que os desgraçados dos velhotes vendem na esquina. Não é algo que se espere dos mui dignos senhores pilotos de aviões, e no entanto o capitão interrompe a complicada tarefa de manter sei lá quantas toneladas de metal a voar para perguntar pelo intercomunicador: "Are you felling lucky? We have raspadinhas!"
Mas deixando de parte por momentos a mania de tentar vender tudo o que não está aparafusado ao chão, a Easy Jet tem ainda mais uma irritante caracteristica, quiçá a mais irritante de todas. A incapacidade de falar português, mas a mania que podem tentar. Ok, eu compreendo que contratar uma ou duas assistentes de bordo portuguesas é um gasto desnecessário. Mas não ponham espanholas ou inglesas a fingir que falam português, o resultado é tão, ou mais, imperceptível. Além do mais, nos dias que correm quase toda a gente sabe falar inglês, e qualquer português que se preze entende espanhol (afinal aquilo é basicamente português com um sotaque porno). Os tristes que não perceberem nem uma coisa nem outra não têm muito com que se preocupar; as mulherzinhas do avião gesticulam para tudo e mais alguma coisa, os panfletos têm desenhos e qualquer um percebe que estão a tentar vender chocolates ou raspas quando alguém os abana dois centimetros à frente dos nossos olhos.
Queridos donos da Easy Jet, aquele ficheirozinho audio com a senhora a fingir que sabe falar português não ajuda niguém. Só dá vontade de atirar com o avião, com toda a tripulação lá dentro, para o meio do oceano quando a mulherzinha diz pela vigésima quinta mil vez Easiii Dsieeete.

4 comentários:

Putin disse...

Querido blogger imbecil, talvez devas voar mais vezes.
Talvez devas perceber mais de aviação, marketing, pilotagem e mil coisas mais antes de escrever duas linhas em português (mal e porcamente).
Talvez mil coisas mais, talvez menos falácias e menos estupidez, mas és humano como a maioria. Talvez devas voar na Varig (pena, faliu) ou na TAP (pena, suportada pela mamã e pelo papá ou por ti se trabalhasses ao invés de escrever nulidades).
O que irrita mesmo as pessoas que viajam são imbecis como tu, parolos que só podem viver a milhas de distância de um aeroporto e nunca entender que o Mundo avança e evolui.
Parolo, mil vezes parolo!

ScreenLock disse...

Querido Putin, talvez tenha-te faltado ler aquela pequena introdução em que digo que viajo bastante. E talvez por voar bastante isto me irrite, sublinhe-se o me pois afinal isto é o meu blog, por muito imbecil e parolo que seja.
Admito que não percebo grande coisa de aviação, markting, pilotagem, mesmo de escrita. Mas nunca em parte alguma insinuei ser uma autoridade no assunto.
Fica o conselho, salva-te da parolice enquanto puderes, foge deste blog como o diabo foge da cruz e não percas minutos preciosos da tua vida a ler os meus textos.
Boa noite

Sandy disse...

Hahahah gostei mesmo desse texto!
Nunca viajei na Easy Jet, mas ouço muitas pessoas a falarem mal dessa companhia. Como eu tenho um certo medo de viajar de avião, prefiro ir sempre nas companhias mais seguras, como a TAP =)

MJN disse...

É a segunda vez que a Easyjet me prejudica! Da primeira vez eles colocaram o destino errado no check-in (colocaram Faro em vez de Funchal) e eu perdi o voo Lisboa-Madeira sem eles nunca terem aberto o check-in para esse voo. Hoje foi a segunda vez. O voo atrasou e informaram-me de que deveria estar na porta de embarque às 9:30. Fizeram o embarque mais cedo, retiraram a minha bagagem e eu perdi o voo de Lisboa para a Madeira. Nunca mais na minha vida vou voar outra vez na Easyjet e recomendo a todas as pessoas que façam o mesmo. Low Cost?! Mentira! Fizeram-me gastar dinheiro para mudar o voo, táxis, hotel, e por faltar ao trabalho... Esta companhia devia chamar-se Painjet.
Ganharam muita publicidade negativa! Isto repetirei 5000 vezes no Facebook...