domingo, 19 de novembro de 2006

Camera, acção

Esta tarde dirigi-me para o cinema com fé de ver um bom filme. O caso foi o seguinte, eu nem costumo ser uma pessoa mal dizente mas acontece que o filme puxou por mim. Não choro os meus três euros que poderiam ter sido melhor empregues no cafézinho matutino e em esmolas para aquelas gentes que ganham mais que nós, fiquem já a saber. Vim a descobrir que o filme tinha sido feito na decada de oitenta, tudo bem, nada contra que muitos bons filmes já vi e alguns até mais antigos, mas com o começar da película dei de caras com um cenário bem familiar, o filme tinha sido rodado, grande parte, cá na ilha. Penso eu 'Meu Deus! Um filme francês gravado na ilha? Vai ser bonito vai.' E aí os senhores actores começam a falar. Qual não é o meu espanto com a total ausência de legendas. Eu sei que tive três anos de francês, mas não vão por aí. Com o decorrer da história, dei largas à imaginação e pus-me a inventar falas para as personagens. Ainda me diverti, digo. Que ver as caras de dois actores na cama e eu a imaginar uma conversa recheadinha de expressões regionais sobre a vida estar cara e este tempo dar umas tremendas dores nas 'aduelas' tem a sua graça. Mas digo, não salvou o filme. Que se ao menos o argumento valorizasse o facto de para mim aquelas gentes não me parecerem mais que peixes num aquario, a abrir e fechar a boca e a não dizer nada... Mas não, oh argumento mais triste, oh efeitos mais mal conseguidos. Valha-me ter reconhecido dois ou três formosos figurantes que hoje são senhores gordos e de bigode da alta sociedade regional.
Mas pensei, pensei que entre aquele filme de há vinte anos atrás e hoje não mudou assim tanto. Mudaram-se algumas estradas e pintaram-se uns edificios. Montaram-se umas Zaras por aí e espetaram-se uns apartamentos no meio do mato. Mas fora isso, ficou tudo mais ou menos igual. Até o presidente, deus o guarde, é o mesmo.
Oh enfim, podia ter sido pior, podiam ter passado os morangos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Isso foi no Cine na sei quê? que houve no teatro e no cinemax? Por acaso tava pa ir ver uns filmes ai.

Muito bom esse texto..muito bom. *

M disse...

Rocks com cinemas, também não me escapo. Tenho umas boas pra contar por acaso.

CP disse...

imagina bem que podias ter pago e depois tinhas uma maratona de floribela & morangos? isso sim seria bonito. E ainda por cima se tb n tivesse legendado Ui!

Carlota Rebelo disse...

Ao menos consigueste dar (bom) uso á tua imaginação em vez de saires disparada de la dentro.Beijo*